Suportes de mola - Carga variável

Os suportes de mola de carga variável são dispositivos que servem para sustentar o peso de tubulações que, devido a variações térmicas ou a outras causas, apresentem, nos pontos de sustentação, deslocamentos verticais.

Os suportes de carga variável Senior do Brasil, cujas partes principais estão representadas na figura 1, são constituídos por uma mola helicoidal que sofre a ação de um pistão, ao qual aplica-se a carga que comprime a mola.

Este conjunto todo é contido em um invólucro cilíndrico que, por sua vez, é constituído por duas meias canas de chapa, ligadas por meio de soldagem a duas placas anulares; o invólucro apresenta duas aberturas longitudinais que permitem a inspeção de todas as espirais da mola.

Com estes elementos básicos, os suportes acabados são obtidos através da introdução dos tensores e pela soldagem dos olhais de suspensão fornecidos para os vários tipos de modelos.

Para o tipo de construção descrito, é prevista como proteção superficial, tanto do invólucro e das várias conexões, como da mola, uma pintura por meio de pulverização com tinta anti-ferrugem.

Quando for exigido um acabamento galvanizado devido a condições ambientais particulares, emprega-se uma construção diferente, que prevê a conexão através de parafusos, ao invés de se soldar a placa superior ao invólucro.

Para este tipo de construção, as molas podem ser revestidas com pintura eletrostática em epóxi ou materiais similares.

Para a utilização em ambientes muito corrosivos e/ou em altas temperaturas, é previsto o tipo de construção integralmente soldado, a realizar-se sob encomenda, com estrutura, componentes e mola de aço inoxidável.

Os suportes de carga variável Senior do Brasil são construídos para três séries de cursos totais de trabalho; para cada série, são previstos sete tipos de execução aptos a satisfazer as várias exigências de instalação; para cada tipo, são construídos vinte tamanhos com capacidade crescente variando de 15 a 15.000 kgf. Cada suporte pode ser adquirido pintado ou galvanizado.

Execuções previstas

  • 3 séries de movimento total (30-60-120)
  • 7 tipos de execução para cada série
  • 20 tamanhos com carga até 15 t
  • Acabamento geral conforme necessidade de projeto.
  • Molas pintadas eletrostaticamente em epóxi.
Faça o download do catálogo: